São muito simples de serem emitidas, são feitas de maneira online, a pessoa do requerente precisa apenas preencher as lacunas com as informações solicitadas e selecionar a opção de certidão que deseja emitir.
A seguir um passo a passo:
Acesse o link do TJDFT
https://cnc.tjdft.jus.br/solicitacao-externaPasso 1
Ao acessar o link irá aparecer em sua tela a seguinte página. Basta preencher e selecionar a opção da certidão desejada, neste caso, cível. Em seguida, selecione próximo. Depois solicitará que você preencha com o nome de seus pais, logo após esse passo, sua certidão será emitida.
Acesse o TRF 1ª Região e da Seção Judiciária do DF:
https://sistemas.trf1.jus.br/certidao/#/solicitacaoPasso 1
Preencha conforme exposto e selecione o tipo de certidão que deseja emitir, no caso, “cível”, depois um órgão, no caso “Seção Judiciária do Distrito Federal”, e informe o CPF. Em seguida, clique em “emitir certidão”.
Acesse o link do TJDFT
https://cnc.tjdft.jus.br/solicitacao-externaO mesmo processo acontece com a emissão da Certidão Cível. Aqui, selecione a opção “criminal”.
Acesse o link do TRF1 e da Seção Judiciária do DF:
https://sistemas.trf1.jus.br/certidao/#/solicitacaoSelecionar a opção Criminal.
Acesse o link:
https://sistemas.trf1.jus.br/certidao/#/solicitacaoSelecionar a opção eleitoral (A sua certidão irá constar cível e criminal)
IMPORTANTE!
Esta certidão possui custo em torno de R$ 56,10. Caso a pessoa requerente não possua condições de pagar pode solicitar gratuidade da taxa recorrendo a Defensoria Pública do DF.
Acesse o link Quitação eleitoral:
http://www.tre-df.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoralPreencher o formulário e ao final Emitir.
Acesse o link Negativa de alistamento:
http://www.tre-df.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-negativa-alistamento-eleitoralPreencher o formulário e ao final Emitir.
Lembrar que a maioria delas têm validade de 30 dias, logo é aconselhável emitir as certidões dias antes, ou no próprio dia, em que for apresentá-las.
A Sejus, por intermédio da Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção de Direitos e Cidadania LGBT (COORLGBT), vinculada à Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial (SUBDHIR), pode auxiliar no processo de emissão das certidões.
COORLGBT
Telefone: (61) 3213-0704
Caso seja necessário requerer gratuidade ou isenção de taxas em certidões e/ou Requerimento de retificação, aconselhamos procurar a defensoria pública,
Especificamente:
Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos
Endereço: SIA, Trecho 17, Rua 7, Lote 45, e funciona de segunda a sexta-feira, no período de 12h às 18h.
Telefone: (61) 2196-4320 / 2196-4480
WhatsApp: 99359-0080
E-mail: direitoshumanos@defensoria.df.gov.br